Etapas

Participação Popular

326 Participantes

Conferências Públicas

03 Reuniões

 

Reuniões Técnicas

07 Reuniões

 

Audiências Públicas

03 Audiências

 

 

Metodologia 100%
Leitura Técnica 100%
Leitura Comunitária 100%
Conferências Públicas 100%
Elaboração das propostas e diretrizes de lei 100%
Aprovação da leis pelas comissões 100%
Audiências Públicas 100%
Revisão Final das Minutas 100%
Entrega Final 50%

Planejamento Urbano

Planejamento urbano é o exercício de autoconhecimento dos municípios, este deve ser realizado de forma a proporcionar a leitura dos cenários locais, e com a construção destes, caberá o estudo de impacto e proteção de intervenção para adequar e prospectar novos rumos de desenvolvimento territorial de curto, médio e longo prazo. Neste aspecto é possível otimizar a ambiência urbana e minimizar possíveis interferências no seu desenvolvimento, evitando impactos ao meio ambiente.

É necessário nesse processo de planejamento, reconhecer as características do município, identificar os problemas socioespaciais, as potencialidades, entre outras peculiaridades, permitindo assim, a construção da transformação e ordenamento da expansão do território. 

Plano Diretor

O Plano Diretor é o instrumento básico da política de planejamento e desenvolvimento urbano municipal, o qual detém como objetivo preservar os hábitos e culturas tradicionais de sua população, integrados com o crescimento ordenado da cidade (expansão urbana) e as condicionantes ambientais, característica da região, bem como o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social.

No Município de Piratuba, a instituição do Plano Diretor foi realizada em 10 de dezembro de 1993, por meio da aprovação da Lei Complementar 263/1993. Portanto, cabe salientar que a revisão da legislação de planejamento urbano deve ser realizada no prazo máximo de dez anos, em consonância com o disposto no Estatuto da Cidade art. 40, § 3°. 

A revisão do Plano Diretor deve levar em consideração as diretrizes almejadas no momento da elaboração da lei ora revisada, devendo para tanto, identificar e mapear a cidade por meio de diagnósticos (taxa de crescimento, desenvolvimento regional e participação popular), para que a revisão/alteração da legislação possa idealizar as políticas de desenvolvimento e planejamento urbano que atenda aos anseios do município e de seus cidadãos.

 

 Eventos

Oficina Estratégica
Tema: Apresentação Oficina Estratégica de capacitação
Data: 05/09/2018
Local: Anfiteatro do Centro de Eventos
Conferências Públicas

Tema: Conferência Pública 1
Data: 12/09/2018
Local: Anfiteatro do Centro de Eventos

Tema: Conferência Pública 2
Data: 26/09/2018
Local: Pavilhão da Comunidade - Linha Serraria

Tema: Conferência Pública 3
Data: 10/10/2018
Local: Pavilhão da Comunidade - Arroio Bonito

Audiências Públicas

Tema: Abertura do Processo e Apresentação da Metodologia
Data: 16/08/2018
Local: Anfiteatro do Centro de Eventos

Tema: Códigos Edilícios
Data: 16/03/2022
Local: Anfiteatro do Centro de Eventos

Tema: Códigos Urbanísticos
Data: 18/05/2022
Local: Anfiteatro do Centro de Eventos