Plano Diretor

Conforme a Constituição Federal, o Plano Diretor é o instrumento básico da política de planejamento e desenvolvimento urbano municipal, que visa disciplinar o crescimento ordenado da cidade de forma integrada às condicionantes ambientais, às características do território e ao bem-estar e cultura da população.

No Município de Tangará, o processo de revisão do Plano Diretor iniciou em outubro de 2017 com a aprovação da Metodologia, que estabeleceu as etapas e os processos da revisão da legislação urbanística municipal.

Em todas as etapas, a revisão do Plano Diretor contou com diversas formas de participação popular, com a coleta de contribuições da comunidade tangaraense. Presencialmente, foram realizadas cinco conferências públicas, que contaram com o total de 92 participantes. Além de participar das conferências públicas, a população também respondeu ao Formulário de Contribuição, que identificou as opiniões da população sobre a sua satisfação em itens relacionados ao planejamento urbano, bem como sobre o seu desejo em atividades próximas à residência. Os dados obtidos através da participação popular serviram como diretrizes e foram o alicerce na elaboração da Leitura Comunitária, parte integrante do Diagnóstico.

Além da Leitura Comunitária, o Diagnóstico também foi composto da Leitura Técnica, que analisa a legislação urbanística vigente e as características municipais sob a perspectiva de cinco tópicos. Os dados que subsidiaram a Leitura Técnica foram obtidos in loco, nas legislações pertinentes ao planejamento urbano e nos materiais enviados pela Municipalidade. Através da análise desses dados, foi elaborado o Prognóstico, o qual foi o roteiro da revisão do Plano Diretor e de atendimento das demandas identificadas no Diagnóstico.

Após a aprovação do Diagnóstico pelo Grupo Técnico de Apoio da revisão do Plano Diretor de Tangará, foram revisadas as minutas de lei integrantes ao Plano Diretor - Lei do Plano Diretor, Código de Posturas, Código de Edificações, Lei de Uso e Ocupação do Solo e Lei de Parcelamento do Solo. Durante a revisão das minutas, foram realizadas reuniões com o Grupo Técnico de Apoio do Município de Tangará e, após a aprovação das minutas, foram apresentadas para a população em audiências públicas nos dias 29 de agosto de 2019, 3 de outubro de 2019 e 17 de outubro de 2019. A primeira parte das audiências públicas destinou-se à apresentação das minutas de lei e na segunda parte foram coletadas contribuições e esclarecidas dúvidas da população. Os eventos contaram com um total de 81 participações presenciais.

Após a finalização dos materiais, o CINCATARINA entregou os produtos da revisão do Plano Diretor ao Poder Executivo de Tangará, no dia 21 de janeiro de 2020. Conforme a metodologia, o Poder Executivo deve encaminhar as minutas de lei à Câmara de Vereadores, cabendo aos vereadores a discussão e aprovação dos projetos de lei, para posterior sanção.

 Etapas

Participação
Popular

450 Participantes

Conferências
Públicas

05 Reuniões

 

Audiências
Públicas

04 Audiências

 

Metodologia 100%
Conferências Públicas 100%
Diagnóstico 100%
Prognóstico 100%
Elaboração das propostas e diretrizes de lei 100%
Aprovação da leis pelas comissões 100%
Audiências Públicas 100%
Revisão Final das Minutas 100%
Entrega Final 100%

 Eventos


Oficinas estratégicas

 

CLIQUE AQUI
E CONFIRA

 

Conferências Públicas

 

CLIQUE AQUI
E CONFIRA

 

Audiências Públicas

 

CLIQUE AQUI
E CONFIRA