MOBILIDADE URBANA

A mobilidade urbana é um vasto tema, que vai além do debate referente ao transporte urbano e engloba questões de planejamento urbano, como o uso e ocupação do solo. É um atributo das cidades e se refere à facilidade de deslocamento de pessoas e bens no espaço público urbano. Estes deslocamentos são feitos através da infraestrutura da cidade por meio de transportes motorizados ou não, que possibilitam a população o direito de ir e vir livremente no dia a dia, priorizando os modais ativos e coletivos, uma vez que o transporte individual motorizado ocupa muito mais espaço urbano para transportar um pequeno número de pessoas.


Plano de Mobilidade Urbana

O Plano de Mobilidade Urbana é o instrumento da política de desenvolvimento e expansão urbana, sendo parte integrante do processo de planejamento municipal.

O Plano de Mobilidade Urbana é um plano setorial, compatibilizado com o Plano Diretor, que estabelece objetivos e diretrizes para a construção de cidades mais conectadas, inclusivas e sustentáveis. Tem foco na igualdade de condições de acessibilidade e na qualidade de vida das pessoas. Nele abrange questões ligadas aos deslocamentos, à acessibilidade universal, ao incentivo a utilização do transporte não motorizado, prioridade no uso de transporte coletivo motorizado ao individual motorizado, a preservação do meio ambiente natural com o controle da emissão de poluentes. E estará em conformidade com as leis que regem a Política Nacional de Mobilidade Urbana e as leis municipais.

O processo de elaboração do Plano de Mobilidade Urbana tem por objetivo contribuir para o acesso universal à cidade, o fomento e a concretização das condições que contribuam para a efetivação dos princípios, objetivos e diretrizes da política de desenvolvimento urbano, por meio do planejamento e da gestão democrática do Sistema Nacional de Mobilidade Urbana; dentre os objetivos ficam estabelecidos:

  1. Reduzir as desigualdades e promover a inclusão social;
  2. Promover o acesso aos serviços básicos e equipamentos sociais;
  3. Proporcionar melhoria nas condições urbanas da população no que se refere à acessibilidade e à mobilidade;
  4. Promover o desenvolvimento sustentável com a mitigação dos custos ambientais e socioeconômicos dos deslocamentos das pessoas e cargas na cidade;
  5. Consolidar a gestão democrática como instrumento e garantia da construção continua do aprimoramento da mobilidade urbana.

 Etapas

Questionários 100%
  Reuniões Comunitárias 100%
  Diagnóstico 100%
  Eixo de Estratégias 100%
  Minuta de Lei 100%

   Eventos

Reuniões Comunitárias

Tema: Plano de Mobilidade Urbana
Data: 26/09/2019
Horário: 19h
Local: Capela da Vila Remor

Audiência Pública

Tema: Apresentação do Plano de Mobilidade Urbana
Data: 27/07/2021
Horário: 19h
Local: Teatro Alfredo Sigwalt